Como você entende a sustentabilidade? Creio que essa é a pergunta “filosófica” que todos que atuam na área ambiental devem fazer. É a partir desse entendimento que pautamos nosso modo de nos relacionar, prestar serviços e especialmente conduzir negócios, seja empreendendo de maneira independente ou empreendendo dentro de uma grande organização. Eu adotei o viés construído por Fritjof Capra no livro a Teia da Vida. De acordo com ele “sustentável” não se refere apenas ao tipo de interação humana com o meio ambiente. São todas as ações que levam a sua preservação ou conservação para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Capra afirma que precisamos de um conceito operacional para sustentabilidade e para tanto precisamos moldar nossas comunidades (e aqui incluem os negócios) com base nos ecossistemas naturais. Como a principal característica da biosfera é a sua capacidade de manter a vida, uma comunidade humana sustentável deve ser planejada de modo que os estilos de vida, negócios e atividades econômicas, estruturas físicas e tecnologias não interfiram nessa capacidade de manter a vida.
Para manter a vida precisamos garantir o equilíbrio do ecossistema de negócios que criamos. E esse equilíbrio será a consequência de um complexo padrão de organização que apresenta cinco características básicas que incluem a interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade. Estas são características dos ecossistemas que se aplicadas às sociedades humanas e aos modelos de negócios, levarão estes a alcançar a Sustentabilidade.
Assim como nos ecossistemas, no longo prazo, a falta de sustentabilidade nos nossos negócios levará sempre à “extinção”. A estratégia sustentável nos direciona para condução ética e duradoura. Também auxilia na definição de metas e objetivos alinhados com os interesses dos nossos objetivos pessoais para nossa carreira. Até mesmo interesses aparentemente conflituosos como rentabilidade versus crescimento, remuneração de pessoal versus competitividade, quando vistos em conjunto, do ponto de vista sustentável, levarão a perpetuação de nossos negócios e à uma relação saudável com toda a teia de relações empresariais.